sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quase louca. Leia-se MUITO LOUCA

Em menos de dez dias, o Pedro será um rapaz de dois anos. Como cresceu, meu bebê! Está lindo, falante, dançante, cantante. Tem até aceitado comer. Acontece que a menino lindo e cantante essa semana está mais gritante do que nunca e eu que estava quase me tornando uma pessoa normal e uma mãe paciente, se é que isso existe, já estou beirando a loucura outra vez. Detalhes? Eu dou. 

Terça-feira, quase nove da manhã
Pedro acorda já choramingando que quer calçar o chinelo, eu calço. Ele mama. Ele pede pra ver o Ângelo. Eu explico que tem que trocar a roupa e comer antes. Ele come um "trisco" de pão. Coloquei fralda, calção e chinelo. Vamos, filho, leva a bola! Ouço grunhidos. Ouço choro. Ouço gritos. O Pedro quando grita chorando ou chora gritando parece porco morrendo. Sim, parece. não sei o que os vizinhos pensam. Entendi que era porque ele queria vestir uma camisa e cedi. Afinal, eu estou tentando ser paciente.
Decemos. Brincamos. Ele viu o Ângelo. A mãe do amiguinho resolveu regar o jardim com a mangueira, Pedro foi pra baixo. Tudo bem, legal um banho de mangueira. Até eu queria. Fim de banho. Início de confusão. Porquinho outra vez.

Em casa, quase meio dia
Eu, na cozinha, correndo contra o tempo pra terminar o almoço, ouço um barulho. Um super barulho. Olho em direção ao quarto dele e a cômoda está no chão. Sim, a cômoda caiu. AAAAAAAAH, quem gritou dessa vez fui eu. "Pulpa, pulpa", diz ele(desculpa, desculpa). Nada de machucados. É o seguinte, eu costumo deixar que ele escolha a roupa, mas comigo mostrando. Acontece que essas dias ele SÓ quer estar vestido e se eu não faço isso na hora exata em que ele quer. Ele corre pra cima da cama, abre a gaveta da cômoda e puxa uma roupa. Ontem não deu certo. Tratei logo de passar essas roupas pra uma gaveta baixa do armário dele. 

No mais, durante o dia, teve birra pra comer, birra tomar banho, birra pra domir. Teve dois cocos no chão e muitos xixis espalhados pela casa. Confesso que me culpo por estar adiando o desfralde há tempos, mas quem fica em casa sozinha com o filho dia todo entende que não é fácil fazer todas as coisas de casa e vigiar xixi de filho ou pior ainda: lavar roupa de cama, sofá, chão, cuecas de hora em hora. E mais: viver com medo que o filho caia no próprio xixi. Seguimos com uma boa parte do dia sem fraldas, mas não tá fácil. Eu nem falei em coco ainda. Quando acontece de escapar um coco no chão, como aconteceu duas vezes ontem. Eu cato o cheiroso do chão com um pedaço de papel higiênico e jogo no vaso(só o coco, gente!). Pedro já viu isso. Ontem, enquanto eu contava até 3mil na tentativa de recuperar a paciência, o Pedro fez o tal do coco. ouvi passinhos rápidos e abri os olhos. Ele entrava no banheiro com "um" coco em cada mão. Colocou um dos cocos no chão rapidamente pra abrir a tampa do vaso e jogou os dois lá dentro, ainda tentou dar descarga com mão suja e tudo. Nojo pra quê, né? Isso é bobagem. Aí, lá vou eu impaciente limpar o menino, o chão da casa, o banheiro todo. À tarde a cena quase se repetiu, mas a super mamãe que de super não tem nada chegou antes. 

Ainda na terça, quase seis da tarde
Devidamente vestido, descemos. O Pedro corria desesperadamente e eu corria atrás. Piso num coco, puta merda, dei aquela limpadinha básica na grama e depois na calçada e na grama novamente. O Ângelo saiu de casa também. Correria, brincadeira. O Pedro acha de enfiar o copo num buraco da mesa onde estamos sentado. Eu seguro o copo. Ele pede água, eu acredito que ele vai beber e dou. Ele tenta colocar o copo no buraco outra vez. Eu tento pegar o copo e ele atira o bendito copo loucamente. Acontece que o Ângelo estava do lado. Ângelo chora. Pedro chora. Eu falo que tá errado. Mas a vontade que dá é de chorar junto. Chorar e sair correndo. Sumir. Que sensação horrível de frustração quando o filho tá assim. A tia Michele conversa com os dois e ambos se acalmam. Menos eu.

Eu penso que talvez a culpa de toda essa rebeldia seja minha. Ou seria do terrible two? Ou seria eu não sabendo lidar com esta fase terrível? Ou seria tudo junto? Não sei de nada, só sei que tem dia que eu fico louca, completamente louca. 

Só resta repetir o mantra da Ananda: vai passar, vai passar, vai passar. 


2 comentários:

  1. AI Jesus!rs!É bem assim mesmo minha gente!eu to piradinha das ideias já, hahah!ai o defralde aqui foi totalmente fail e tbm agora o arthur deu pra não querer mais dormir na cama dele, só grudado em mim!Socorroooo!
    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntas, Pri. No desfralde que não dá certo, na casa pra arrumar, na comida negada e também na cama compartilhada, hahahaha. Boa sorte!

    ResponderExcluir