quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comida Caseira - Lasanha de Abobrinha

Eu tenho pensando ainda mais em fugir do convencional quando o assunto é comida. Inovar, fugir do tradicional, porque não dá pra comer arroz com feijão e SÓ todos os dias. Mas tem que ter criatividade e um pote cheio de amor. Tenho me inspirado muito na Thaís Ventura do As Delícias do Dudu. Semana passada ela postou uma receita de lasanha de abobrinha, e hoje resolvi fazer quase a mesma receita, só que coloquei carne moída "vitaminada", é que eu nunca faço carne moída só com os temperos normais, sempre ralo uns dois vegetais, hoje foi mandioquinha ralada e vinagreira picadinha. A receita é simples, simples.

 Ingredientes:
-300g de carne moída
-1/2 cebola picada
-3 dentes de alho
- Pimentão e cheiro verde a gosto
- Sal a gosto
 - 3 tomates sem pele
- Pedaço pequeno de beterraba, o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia
-5 folhas de manjericão
-Azeite
-1 abobrinha
- Queijo fatiado, usei mussarela

Prepare a carne moída da forma tradicional, deixando sequinha(é importante que fique sem molho, porque a abobrinha solta líquido). Como já falei, além dos temperos normais, coloquei mandioquinha e vinagreira para dar aquela vitamina extra, pode ser abóbora, cenoura, repolho ou nada disso. O molho é simples: aferventa os tomates pra retirar a casca, bate no liquidificador com o pedaço de beterraba, refoga cebola e alho no azeite e acrescenta o tomate batido com a beterraba e o majericão, deixa ferver até encorpar.
A montagem é mais simples ainda: basta fatiar a abobrinha CRUA bem fininha e montar como uma lasanha comum, só que a massa aqui é a abobrinha: uma camada de abobrinha, uma de recheio, uma de queijo(como não gosto muito de queijo, coloco só um pouco picadinho e só na última uso as fatias inteiras), uma de molho...




 Depois de montada é forno médio por 15/20 minutos(até dourar) e pronto! Delícia! Não tá lá essas coisas de bonita, ainda mais que já tinha roubado o pedaço do Pedro, que já havia almoçado carne moída com batatas, porque a lasanha ainda não estava pronta, mas pediu mais comida e adorou a novidade!

   
Servi com arroz de ervilha, brócolis e cenoura e salada de alface e tomate uva. Achei uma opção ótima para quem quer emagrecer - que não é o meu caso - mas é o do marido, ele comeu um tico de arroz porque era almoço, mas num jantar dá para servir só com saladinha. Já quero testar com frango, só com queijos...


Ideia simples, prática e deliciosa. Quem precisa de congelados?!?

Obs.: Definitivamente cozinhar fotografando não é o meu forte, mas acho que dá pra entender.

Beeeijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário