quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Horta orgânica na janela


Sim. Na Janela. É o seguinte eu cresci vendo minha avó cuidar de um enorme quintal com plantas cheias de frutas(carambola, manga, coco, goiaba, acerola, limão, jambo, abacate, mamão), um canteiro com coentro, cebolinha, hortelã; no chão tinha ainda vinagreira, macaxeira, erva cidreira, boldo, pimentinha de cheiro, até cana e urucum(vovó fazia coloral em casa no pilão), entre outras coisinhas que não lembro agora. Com essa variedade toda no quintal acho que minha alimentação na infância nem foi das piores. Eu tomava refrigerante, comia biscoito recheado, salgadinho e fritura, mas sempre gostei muito de frutas e comia algumas verduras. Até hoje tenho o hábito de roubar repolho cenoura enquanto corto pra colocar na comida e acho que é porque vovó nos dava cenoura em rodelas e os talos do repolho pra comermos enquanto a cercávamos na cozinha e acho que minha vontade de aprender a cozinhar nasceu vendo vovó cortando carne(veio essa lembrança agora), tal como a vontade de voltar a morar numa casa com um quintal grandão todo plantadinho.
Como isso ainda vai demorar um bocado e eu quero passar esses valores(só que sem coca-cola e afins) para meu pequenino, e se eu plantasse pelo menos uns temperinhos bem ali na janela, livres de qualquer tipo de agrotóxicos e podendo colher direto no pé? Essa pergunta eu devo ter feito em maio deste ano, até que um dia (acho que em junho) fui ao centro comprar umas coisinhas pro aniversário do Pedro e encontrei uma senhora que vendia flores e mudas de manjericão. Não pensei duas vezes, trouxe pra casa. Plantei no mesmo dia e logo ele foi tomando forma. Minha tia planta algumas coisinhas também e de lá trouxe hortelã e plantei num vasinho.Amamos suco de abacaxi com hortelã, abacaxi laranja e hortelã, limão e hortelã!
Mês passado enfim fui atrás de sementes de coentro, cebolinha e salsinha, encontrei as duas primeiras. Dia 23/07 deixeia preguiça de lado e comecei colocar o projeto em prática, fiz como dizia o rótulo das sementes e em alguns blogs. Distribuí copinhos de café com furinhos em baixo em uma bandeja daquelas de queijo, coloquei até a metade com terra adubada e depois uma fina camada de terra preta,  3 ou 4 sementinhas e cerca de 1cm de terra preta(é quase completar o copinho). Reguei e rego todos os dias de manhã cedo e no fim da tarde. O sol só bate na janela no turno da manhã e mesmo assim no quarto dia as cebolinhas já deram a cara, aos poucos o coentro apareceu também, se não me engano só em dois copinhos não apareceu nada. Com duas semanas os dois estavam com uns 4cm, mas não sei o que houve que a cebolinhas não cresceram nessa última semana. O que eu fiz foi retirá-los dos copinhos e colocar em vasinhos separados, mas tudo com muito cuidado. Imagino eu possa ter sido por conta de uma chuva forte, mas não tenho certeza. Vou esperar mais um pouco e plantar novamente. Também na segunda semana plantei mais coentro, porque sobrou espaço na jardineira, naquele mesmo esquema. Quando comprei as sementes o rapaz da loja me contou que a mãe dele planta a cebolinha que vem da feira, então fiz isso também agora na terceira semana e esta sim parece que vai vingar! 
 Pedro adora molhar as "plantinhas" comigo e fala o nome de todas, um tanto quanto enrolado, mas fala. Muitas vezes abre a janela só para olhar e ao contrário do que eu pensava ele nunca arrancou folha, tentou derrubar, no máximo faz carinho. E eu fico torcendo para que esses pequenos detalhes influenciem meu pequeno quando crescer.

Cebolinha que não deu certo, cebolinha da feira, coentro, hortelã e manjericão.

Acabou o espaço na janela e eu vou sonhar com o dia em que teremos um quintal!  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário