terça-feira, 20 de agosto de 2013

O tal do desfralde

Segunda-feira da semana passada resolvi tentar o desfralde mais uma vez aqui em casa e lá pela quarta-feira já estava desistindo. Quinta quando o Pedro acordou tirei a fralda e coloquei uma cuequinha. Não demorou muito e ele pediu pra fazer xixi. sem muitas esperanças, fui com ele até o banheiro e ele fez xixi no vaso. No fim de semana anterior eu compre um redutor de vaso que tem a carinha de um gato e antes disso já havia "adaptado" o banheiro para ele. Coloquei um banquinho para ajudá-lo a sentar no vaso (apesar de que achava que ele ainda não conseguiria sentar sozinho) e lavar as mãos na pia. Bem, na hora que ele fez xixi eu fiz aqueeela festa(AÊÊÊE!) e rapidamente pensei num jeito de incentivá-lo a fazer novamente já que só os parabéns não vinham surtindo muito efeito e foi então que veio a lembrança de um quadro de adesivos que vi em algum lugar. Em dois minutos, cortei um pedaço de feltro que tinha, escrevi XIXI DO PEDRO, desenhei o Pedro fazendo xixi e colamos juntos seu primeiro adesivo. Colei o quadrinho em frente ao vaso na altura do Pedro. Não demorou muito e ele pediu para fazer xixi novamente. Vira e volta eu pergunto, mas ele só faz mesmo quando quer. No primeiro dia foram 7 xixis no vaso e 3 escapadas. À noite dei uma caprichada no quadrinho. No segundo, rolou apenas uma escapada. O terceiro foi sábado e ele acabou fazendo apenas 5 vezes no vaso, porque saímos e achei que era melhor esperar um pouco para sair sem fralda, até porque uma das saídas foi para cortar a cabeleira(coisa que ele deteeeesta) e imaginei que seria estressante o suficiente para ele para nós também. Enfim, até aqui as escapas só tem diminuído, hoje ainda não escapou uma vezinha sequer. E vê-lo crescendo tem me deixando uma emoção só! Hoje, enquanto eu e o papai almoçávamos, Pedro assisita Peixonauta(seu desenho favorito) e de repente correu até o banheiro, eu demorei uns 5 segundos para entender o que havia acontecido. Fui até lá e ele estava sentado de frente para parede(para tampa do vaso), sim, ao contrário. Tirou a cueca, subiu no banquinho e sentou no vaso da forma que para ele pareceu mais fácil. Eu demorei a acreditar naquela cena e me peguei com os olhos cheios de lágrimas. Ele já é um rapaz! Meia hora depois ele pediu para fazer novamente e eu só acompanhei para ver como ele fez para sentar no vaso, porque imaginei que pudesse ser algo super perigoso, mas que nada, ele o fez com uma desenvoltura de quem faz aquilo há meses. Ele está mesmo crescendo!
É engraçado pensar que há uma semana desfralde era para mim um bicho de sete,oito ou nove cabeças e de repente meu filho me diz: "não, mãe, não é". Ele talvez só não estivesse preparado ou eu não soube estimular o suficiente, desistia logo no terceiro xixi fora do lugar, mesmo sabendo que é necessário que ele faça fora do lugar algumas ou muitas vezes para aprender que existe um lugar onde se faz xixi e coco.
 O coco aqui ficou para um próximo passo. Nessa última semana ele não fez uma só vez na cueca, tem feito um pouco menos que o de costume, na fralda ou dentro do box. Engraçado é que quando faz no chão do banheiro ele me chama e pede papel(porque me viu muitas vezes catando coco com papel e dizendo para ele que a gente não pega em coco com as mãos como ele já fez algumas vezes hahaha).
Outros próximos passos serão as saídas e as noites. Ontem até arrisquei descer com ele sem fraldas, mas rolou um xixizão no short, ele até avisou, mas queria fazer no gatinho. Como acostumou a fazer no vaso e com o redutor, ele não consegue fazer no meio da rua, mas estou bem calma quanto a isso. E quanto à hora do soninho, acho que vele esperar mais um pouco. O sono da tarde já é sem fraldas há um bom tempo, vamos e ele não faz xixi enquanto dorme à tarde e acredito que à noite só faça quando vem para nossa cama, já que a fralda nunca está muito cheia de manhã. 
Além de ver mais uma etapa do desenvolvimento sendo vivida pelo meu filho, não posso negar que é uma alegria imensa ver o armário cheio de fraldas que durariam uma semana e agora durarão o mês inteiro.

Beeijos

Um comentário:

  1. O desfralde: pesadelo das mães!hehehe!vou começar pela segunda vez o processo aqui em casa!rs!
    Beijos Pri!

    ResponderExcluir