sexta-feira, 19 de julho de 2013

Comida Caseira - Supreme de Frango

Demorei, mas cheguei! A internet aqui está difícil, aparece quando quer. O prato da semana é um pedido antigo do marido, mas eu adiava porque com nunca havia comido, não sabia muito bem  que ele queria. Eis que domingo saímos pra almoçar e resolvi comer o tal prato. Geeente, que coisa simples e boa!
Lá fui eu pra cozinha tentar fazer igual. Ficou muito parecido, um pouco menos macio, mas tão saboroso quanto(acredito que o restaurante use algum tipo de tempero com glutamato monossódico, que eu não uso, então não tinha como ficar igual).

O que usei?
-6 bifes grossos de frango(4 médios e 2 pequeninos para Pedro)
-1 tangerina
-Alecrim, cheiro verde, sal, alho manjericão e cebolinha a gosto
-Molho de tomate caseiro
-2 fatias de queijo(usei mussarela polenghi, era o que tinha)
-1/2 tomate picado

Cortei o frango, lavei com água fervente e vinagre(porque não tinha limão) e água quente outra vez.


Temperei com sal de ervas, alecrim, cheiro verde e o suco da tangerina(não tinha limão e vou fazer mais vezes com tangerina, rs)
 
Deixei marinando na geladeira por uns 40 minutos, acho que se fizer umas 3h antes fica melhor ainda!

Dourei o pouco de cebola que tinha com cebolinha verde no azeite e coloquei os bifes, fui pingando o molhinho que fica para cozinhar.




A montagem é simples: em uma assadeira espalhes os dois bifes maiores, espelhe um pouco de molho de tomate, meia fatia de queijo, um pouco de tomate picado e cubra com o outro bife, coloquei a outra metade do queijo(o polengui não derrete, de uma próxima vez usarei de outro tipo) e uma folhinha de manjericão. No do Pedro doi só tomate mesmo. Deixei dourar no forno por uns 20 minutos.

O do Pedro servi com macarrão de letrinhas, temperado com azeite, cebola e molho de tomate caseiro, misturado com brócolis e couve flor cozidos no vapor.

O nosso foi com salada de alface, tomate, abacaxi e croutons e macarrão na manteiga com manjericão e molho de tomate.




Nhaaaami, nhami! Já quero mais. Pepê comeu todinho e papai e mamãe eu nem preciso dizer nada, né?

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comida Caseira - Lasanha de Abobrinha

Eu tenho pensando ainda mais em fugir do convencional quando o assunto é comida. Inovar, fugir do tradicional, porque não dá pra comer arroz com feijão e SÓ todos os dias. Mas tem que ter criatividade e um pote cheio de amor. Tenho me inspirado muito na Thaís Ventura do As Delícias do Dudu. Semana passada ela postou uma receita de lasanha de abobrinha, e hoje resolvi fazer quase a mesma receita, só que coloquei carne moída "vitaminada", é que eu nunca faço carne moída só com os temperos normais, sempre ralo uns dois vegetais, hoje foi mandioquinha ralada e vinagreira picadinha. A receita é simples, simples.

 Ingredientes:
-300g de carne moída
-1/2 cebola picada
-3 dentes de alho
- Pimentão e cheiro verde a gosto
- Sal a gosto
 - 3 tomates sem pele
- Pedaço pequeno de beterraba, o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia
-5 folhas de manjericão
-Azeite
-1 abobrinha
- Queijo fatiado, usei mussarela

Prepare a carne moída da forma tradicional, deixando sequinha(é importante que fique sem molho, porque a abobrinha solta líquido). Como já falei, além dos temperos normais, coloquei mandioquinha e vinagreira para dar aquela vitamina extra, pode ser abóbora, cenoura, repolho ou nada disso. O molho é simples: aferventa os tomates pra retirar a casca, bate no liquidificador com o pedaço de beterraba, refoga cebola e alho no azeite e acrescenta o tomate batido com a beterraba e o majericão, deixa ferver até encorpar.
A montagem é mais simples ainda: basta fatiar a abobrinha CRUA bem fininha e montar como uma lasanha comum, só que a massa aqui é a abobrinha: uma camada de abobrinha, uma de recheio, uma de queijo(como não gosto muito de queijo, coloco só um pouco picadinho e só na última uso as fatias inteiras), uma de molho...




 Depois de montada é forno médio por 15/20 minutos(até dourar) e pronto! Delícia! Não tá lá essas coisas de bonita, ainda mais que já tinha roubado o pedaço do Pedro, que já havia almoçado carne moída com batatas, porque a lasanha ainda não estava pronta, mas pediu mais comida e adorou a novidade!

   
Servi com arroz de ervilha, brócolis e cenoura e salada de alface e tomate uva. Achei uma opção ótima para quem quer emagrecer - que não é o meu caso - mas é o do marido, ele comeu um tico de arroz porque era almoço, mas num jantar dá para servir só com saladinha. Já quero testar com frango, só com queijos...


Ideia simples, prática e deliciosa. Quem precisa de congelados?!?

Obs.: Definitivamente cozinhar fotografando não é o meu forte, mas acho que dá pra entender.

Beeeijos

sábado, 6 de julho de 2013

O aniversário de 2 anos - Parte II

Como acabei de contar, dia 30 de junho fizemos um piquenique no Parque Botânico para os mais mais de casa e para as crianças, mas dia 1º de junho é O dia e eu não deixaria meu pequeno sem um bolinho, certo? Lá fui eu mais um dia para a cozinha, para a faxina, para todos os afazeres normais fazer o tal bolinho paro o caso de aparecer alguém. Como alguns amigos confirmaram que vinham, acabei fazendo além do bolinho de cenoura, um pão delicioso de alho(vou colocar a receita, prometo!), uma torta de morango e muita pipoca. Dessa vez, tudo em casa estava acabando, então não foi só suco, entrou um refrigerantezinho. Coloquei uns balões no teto, pendurei aquele "Feliz Aniversário" e pronto! Eu estava tão louca e cansada, que esqueci de testar se a câmara que deu birolha no dia anterior resolvia prestar, esqueci de tirar fotos de todos juntos, esqueci até de tirar com papai e mamãe. Quem salvou o aniversário foi tia Marina que me mandou algumas fotinhos.
Fazendo bagunça com o tio Guilherme

Esse ano descobrimos que ele ama apagar velinhas, apagou todas do Feliz Aniversário!

Tomando suco com tia Marina


Tirou a velinha pra lamber o chocolate, mas nem fez questão de comer de verdade

E quis repetir a dose das velinhas, que tal?
Essas foram as comemorações desse ano lindo do meu pequeno príncipe lindo. E que venham muitos outros anos cheios de saúde, amor, felicidade, aprendizado. 

Beijos

O aniversário de 2 anos - Piquenique - Parte I















Vou tentar ser breve, prometo. Vou tentar. No fim de maio, conhecemos o Parque Botânico da Vale, como contei Aqui. Apaixonamos, claro. Surgiu a ideia de fazermos o aniversário do Pedro lá, no estilo piquenique, mas confesso que fiquei com medo da trabalheira. Acho que já faltava duas semanas quando decidi fazer o tal piquenique, eu já havia comprado algumas coisas de decoração simples, porque a ideia inicial era fazer um bolinho em casa só para a família. Voltemos. Consegui agendar a visita ao parque para 20 pessoas, mas como fazer uma lista com 20 pessoas? Acabei conseguindo aumentar para 30, o que melhorou a situação. Não fiz convites, foi só de boca mesmo. Também não fiz grande decoração, foi tudo bem básico, singelo e barato. Convidei apenas as pessoas "de casa" e as amigas próximas que tem filhos, quis priorizar as crianças, afinal era uma festinha para crianças. Bem diferente da festa do ano passado, dessa vez eu queria algo que realmente marcasse a comemoração de aniversário do meu pequeno, que fosse divertido para ele e seus amigos e também para os grandinhos. Era um dia para estar perto de quem amamos e de celebrarmos a vida junto desses.

Os preparativos começaram com os brinquedos reciclados, que comecei a fazer quando surgiu a ideia de fazer o piquenique, mas só terminei mesmo no domingo 1h da manhã, rs. No sábado(22, uma semana antes) comprei todo o material necessário para as comidinhas, menos as frutas que só foram compradas no sábado antes da festinha. Durante a semana, fiz pão de queijo e congelei e fui preparando o que era possível, ou seja, quase nada hahaha. Como eu queria tudo fresquinho, só o que consegui congelar foi o pão de queijo. Todo o resto só comecei a fazer na sexta. Quinta foi meu aniversário, posso dizer que fiz lanche da quinta até segunda, nem acredito. 

Tentei fazer um cardápio bem saudável e totalmente caseiro: bolo simples mesclado com chocolate(Pedro não comeu), muffins de cenoura com cobertura, muffin de banana e maçã, quiche de alho poró, quiche de frango, pão de queijo, pão de batata, biscoitos de aveia e coco, espetos de frutas, sucos naturais e acabei cedendo aos doces de copinho. tudo feito em casa por mim com a ajuda da minha prima.

Na quinta, fiz o pão de queijo e congelei. Na sexta minha prima, a Titi Cacá, veio para cá novamente e fizemos os biscoitos de aveia e coco, os docinhos(não queria fazer doces, mas minha sogra me deu muitas latas de leite condensado, então, não tive pra onde correr e fiz), preparei a massa e os recheio das quiches. Sábado Titi Cacá veio novamente e fizemos os muffins, o bolo. Fizemos os sucos e congelamos em garrafa pet. Paramos  para terminar os brinquedos, fizemos 3 bonecos, 2 trenzinhos, um carro grande de puxar, um carro pequeno e 3 vai e vem. Não conseguimos terminar, só fiz isso 1h da manhã. À noite, montei e assei as quiches e os pães. Cássia levou os pães de queijo para assar e os sucos, porque no meu congelador não cabia mais nada. Ainda à noite, com a ajuda do papai, montei os espetinhos de frutas e fiz os sucos de abacaxi e abacaxi com hortelã. Separei tudo o que tinha de brinquedos e decoração e o marido guardou logo no carro, porque se deixasse pra de manhã, já viu? Sei que deitei depois de 1h da manhã, mas que horas fui dormir? Não sei. Fazia xixi, bebia água, fazia xixi de novo, Pedro mamava, e eu pensava. Dormi um pouco, até sonhei, mas foi bem pouco, hahaha. O dia amanhaceu, acho que só o que faltava era o café e colocar no carro todos os lanches, o que já seria trabalho o suficiente se Pedro estivesse dormindo, acontece que ansiedade bateu nele e o lindo acordou 6:30 pedindo desculpas(acredito que por ter acordado cedo, pode?). No mais,  dei banho em Pedro, amamentei, arrumei, tomei banho, UFA. Carro! Vamos lá.

Chegando ao parque, pernapraquetequero, já dizia minha mãe, perna e braço, porque era coisa para carregar, mas a família já estava lá, então foi "tranquilo". Arrumamos tudo e logo chegou todo mundo!

Organizando

Pão de queijo gostoso, mamãe!
 No parque, há este espaço com duas mesas, banquinhos e brinquedos de madeiras. Separei as comidinhas em uma mesa e as bebidas na outra. Como já falei, a decoração foi bem simples, o local já decorava. Usei essa faixa de "feliz aniversário", uma torre para os doces, cestinhas de pão que já tinha em casa, jogos americanos meus, fiz um bolo bem simples e decorei com um "topo" de frutas(meia bola de isopor coberta por frutas de cores diferentes, usei uva, kiwi,manga e morango).
Mesa de lanchinhos
 As bebidas foram sucos(acerola, goiaba, abacaxi e abacaxi com hortelã), água e café(porque minha mãe não vive sem). Na cesta de café coloquei os biscoitos que embalei em saquinhos de celofone(queria usar aqueles de pão, mas não encontrei e como já tinha esses em casa...) presos com fitilho. Montei uma cesta para copos, com uma plaquinha linda que marido fez, a ideia era não desperdiçar descartáveis, recortei etiquetas em papel  adesivo e deixei canetinhas para cada um colocar seu nome no copo(SUPER FUNCIONOU! E acho que ninguém se incomodou.)
Mesa de sucos e café
 Teve ainda a árvore dos dois anos do Pedro, cada convidado deixava sua digital para construir uma árvore de lembrança para meu filhote. Eu mesma "pintei" o tronco, mal pintado, mas valeu.









A brincadeira














No fim das contas, acho que todos se divertiram muito. E se valeu todo o trabalho? Aaah, valeu! Ano que vem tem mais. E semana que vem mais fotos, porque ainda não peguei todas, mas ansiedade não me deixou esperar mais um dia pra registrar aqui. 

Beijo, beijo!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comida Caseira - Panquecas Verdes

Boa tarde!
Depois de algumas sugestões de colocar minhas receitas aqui com mais frenquência(Micheeele, uma receita por semana tá bom?), resolvi que é hora de contar meus segredinhos culinários. Estou numa fase feliz da vida em cozinhar, já que Pepê virou homenzinho de dois anos e está comendo super bem. Então, toda quarta teremos Comida Caseira aqui no blog. O que acham? Que tal começar por deliciosas Panquecas Verdes?

Vamos precisar de:
- Para a massa:
2 ovos
Meio maço de espinafre e uma folha de couve
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha(usei 1 1/2 de trigo branca e 1/2 de aveia)
Sal a gosto(uma pitada é suficiente)
1 cenoura ralada beeeem fininha

Bata os ovos, as folhas e o leite no liquidificador.














 Acrescente o sal e a farinha aos poucos, mexa com colher se for necessário. Quando a massa estiver homogênea, acrescente a cenoura ralada e bata por 5 segundos, só pra misturar.



 Reserve. Quando o molho e o recheio estiverem quase prontos, é só esquentar uma frigideira e pincelar azeite(se a frigideira for nova nem precisa), espalhar a massa para que fique fina e deixar dourar dos dois lados.


Recheio:
1 colher azeite
250 gramas de carne moída
1/2 cebola picada
4 dentes de alho
1/4 de pimentão pequeno picado
1xícara de abóbora picadinha ou ralada
Cheiro verde e sal a gosto

Carne moída é uma das poucas coisas que cozinho sem refogar a cebola e o alho antes da carne. Aprendi isso a pouco tempo e acho que fica melhor. Aqueça a panela, coloque o azeite a a carne, deixe cozinhar na água da própria carne. Quando estiver sequinha, acrescente cebola e alho e deixe "fritar", em seguida, coloque os restante dos temperos e a abóbora. A carne deve soltar mais um pouco de água por conta do sal, mas acrescente mais uma xícara de água e deixe cozinhar.



- Molho:
4 tomates sem pele
1/2 cenoura
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
4 folhas de manjericão
2 colheres de azeite

Afervente os tomates para retirar a pele, bata no liquidificador com a cenoura.Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o manjericão e em seguida o "molho de tomate" com uma xícara de água e sal a gosto, deixe ferver e engrossar.








Batata Palha Caseira
 Descasque duas batatas médias, rale em tirinhas bem finas. Seque em papel toalha. Aqueça o forno, pincele azeite em uma assadeira grande e espalhe bem as batatas raladas e secas, regue com azeite e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos(o tempo de dar o almoço de Pedro, que nem esperou as batatinhas que ele tanto gosta).

Desconfiei que Pedro não fosse querer as panquecas e fiz arroz com abóbora e grão de bico. Me enganei! Ele não quis saber mesmo foi do arroz. Não sirvo a panqueca com o molho dentro, porque ela gosta de pegar coisas secas, então coloquei de ladinho. E ainda dei uma turbinada no molho dele, misturei a carninha com batata inglesa, batata baroa e couve flor.
Olha o que sobrou!

Concentração na panqueca verde

O meu prato lindo, decorado com batata palha e manjericão eu esqueci de fotografar, coisas de primeira receita. Sugiro fazer uma salada de folhas para acompanhar, confesso que a fome foi maior que a vontade de fazer salada hoje.

Obs.1: A câmera tá muito louca, desliga a toda hora, por isso usei o celular e por isso a qualidade baixíssima, mas não queria era perder essa receita sucesso aqui em casa. rs
Obs.2: Cozinha é fotografar é difícil demais pra uma pessoa atrapalhada como eu, fiquei com medo do celular cair na comida, não vou mentir.
Obs.3: Vou tentar manter a calma para eu possa manter o "Comida Caseira"
Obs.4: Costumo rechear a mesma massa com frango desfiado e ervilha e servir com molho branco.

Ainda essa semana, conto sobre o aniversário do Pedro e, claro, sobre os lanchinhos do mesmo!

Beeeeeeeijos