terça-feira, 2 de julho de 2013

2 anos de vitórias

É com muita alegria que hoje eu posso dizer: Dois anos de AMAmentação em livre demanda, sendo os primeiros 8 meses sem nada de leite artificial e os últimos 9 meses também. Hoje é só leitinho da mamãe. É emocionante ver que consegui chegar até aqui mesmo com todas as críticas, mesmo com o pouco apoio, mesmo com os olhares tortos. É maravilhoso ouvir o meu pequeno falante: "Tenta, amar pepetum"(senta, mamar pepeito). Conseguimos!

Ainda falando de saúde, posso comemorar 2 anos sem baboseiras, nada de refrigerante, quaaaaase nada de doces(ele já deu umas provadinhas em chocolate), mas no aniversário não deu a mínima para os poucos doces que fiz, nada de frituras, quase nada de industrializados. E comemorar que ele, que é tão difícil pra comer, tem feito todas as refeições há mais de duas semanas super bem e voltou a comer legumes e verduras com as mãos. Dois anos de cuidado e atenção exclusivo para ele.

E ao contrário do que muitos podem pensar e até mesmo do que eu cheguei a pensar, ficar em casa e largar tudo pode ser algo maravilhoso, tem os momentos de tensão e desespero(como teria no trabalho, na faculdade, ou em qualquer outro canto do mundo). Engraçado é que foi em um momento de desespero que eu resolvi que era hora de reverter o jogo e transformar o que antes era uma obrigação em um imenso prazer de ter a oportunidade de cuidar do meu filhote nesses primeiro anos, que é quando ele mais precisa de mim.

Como não comemorar quando alguém pergunta quase afirmando: "Ele já está na escola!?" e eu respondo: "Não, nós fazemos atividades em casa!:)". Sim, eu fico orgulhosa de ver o interesse dele em "ler" ou me ouvir lendo pra ele, de aprender as cores, os numerais, as letras, ver que ele ele já reconhece as vogais e algumas consoantes e numerais. Ver o quanto desenvolveu o vocabulário nas últimas semanas e que compreende tudo o que falamos. É bom saber que hoje tenho um companheiro em casa com quem posso conversar o dia inteirinho. E os carinhos dele o dia todo?

E, sim, eu sinto o gostinho de vitória por esses dois anos de maternagem exclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário