quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comida Caseira - Panquecas Verdes

Boa tarde!
Depois de algumas sugestões de colocar minhas receitas aqui com mais frenquência(Micheeele, uma receita por semana tá bom?), resolvi que é hora de contar meus segredinhos culinários. Estou numa fase feliz da vida em cozinhar, já que Pepê virou homenzinho de dois anos e está comendo super bem. Então, toda quarta teremos Comida Caseira aqui no blog. O que acham? Que tal começar por deliciosas Panquecas Verdes?

Vamos precisar de:
- Para a massa:
2 ovos
Meio maço de espinafre e uma folha de couve
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha(usei 1 1/2 de trigo branca e 1/2 de aveia)
Sal a gosto(uma pitada é suficiente)
1 cenoura ralada beeeem fininha

Bata os ovos, as folhas e o leite no liquidificador.














 Acrescente o sal e a farinha aos poucos, mexa com colher se for necessário. Quando a massa estiver homogênea, acrescente a cenoura ralada e bata por 5 segundos, só pra misturar.



 Reserve. Quando o molho e o recheio estiverem quase prontos, é só esquentar uma frigideira e pincelar azeite(se a frigideira for nova nem precisa), espalhar a massa para que fique fina e deixar dourar dos dois lados.


Recheio:
1 colher azeite
250 gramas de carne moída
1/2 cebola picada
4 dentes de alho
1/4 de pimentão pequeno picado
1xícara de abóbora picadinha ou ralada
Cheiro verde e sal a gosto

Carne moída é uma das poucas coisas que cozinho sem refogar a cebola e o alho antes da carne. Aprendi isso a pouco tempo e acho que fica melhor. Aqueça a panela, coloque o azeite a a carne, deixe cozinhar na água da própria carne. Quando estiver sequinha, acrescente cebola e alho e deixe "fritar", em seguida, coloque os restante dos temperos e a abóbora. A carne deve soltar mais um pouco de água por conta do sal, mas acrescente mais uma xícara de água e deixe cozinhar.



- Molho:
4 tomates sem pele
1/2 cenoura
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
4 folhas de manjericão
2 colheres de azeite

Afervente os tomates para retirar a pele, bata no liquidificador com a cenoura.Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o manjericão e em seguida o "molho de tomate" com uma xícara de água e sal a gosto, deixe ferver e engrossar.








Batata Palha Caseira
 Descasque duas batatas médias, rale em tirinhas bem finas. Seque em papel toalha. Aqueça o forno, pincele azeite em uma assadeira grande e espalhe bem as batatas raladas e secas, regue com azeite e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos(o tempo de dar o almoço de Pedro, que nem esperou as batatinhas que ele tanto gosta).

Desconfiei que Pedro não fosse querer as panquecas e fiz arroz com abóbora e grão de bico. Me enganei! Ele não quis saber mesmo foi do arroz. Não sirvo a panqueca com o molho dentro, porque ela gosta de pegar coisas secas, então coloquei de ladinho. E ainda dei uma turbinada no molho dele, misturei a carninha com batata inglesa, batata baroa e couve flor.
Olha o que sobrou!

Concentração na panqueca verde

O meu prato lindo, decorado com batata palha e manjericão eu esqueci de fotografar, coisas de primeira receita. Sugiro fazer uma salada de folhas para acompanhar, confesso que a fome foi maior que a vontade de fazer salada hoje.

Obs.1: A câmera tá muito louca, desliga a toda hora, por isso usei o celular e por isso a qualidade baixíssima, mas não queria era perder essa receita sucesso aqui em casa. rs
Obs.2: Cozinha é fotografar é difícil demais pra uma pessoa atrapalhada como eu, fiquei com medo do celular cair na comida, não vou mentir.
Obs.3: Vou tentar manter a calma para eu possa manter o "Comida Caseira"
Obs.4: Costumo rechear a mesma massa com frango desfiado e ervilha e servir com molho branco.

Ainda essa semana, conto sobre o aniversário do Pedro e, claro, sobre os lanchinhos do mesmo!

Beeeeeeeijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário