sábado, 30 de março de 2013

Nem tudo é tão difícil quanto parece...

Gente, se tem uma coisa que eu não queria que acontecesse aqui em casa, era a tal da cama compartilhada. "Filho dormindo com a gente, JAMAIS!" Era bem assim que eu pensava. Acontece que mãe sempre "paga" a língua, principalmente as que falam demais, haha. E eu paguei bem caro pela minha.
 O Pedro dormiu razoavelmente bem até os 8 meses, foi quando começou uma história de acordar cinco, seis, sete  vezes por noite pra mamar. Depois de muita insistência da família, acabei cedendo e dando leite artificial antes dele dormir e, pra alegria de todos, funcionou. Pensei: meu filho estava com fome! Acontece que um mês depois ele voltou a acordar muito, muito MESMO! Eu o tirava do berço, amamentava, colocava pra arrotar, ele dormia, colocava no berço e meia hora depois tudo se repetia. Noites e noites nesse esquema o resultado foi eu começar a dormir com o Pedro nos braços... Então, passei a tirá-lo do berço quando acordava a primeira vez e não "devolvê-lo" pra lá. Eu não dormia direito, mas pelo menos dormia. Tinha medo de machucá-lo, medo de quedas, medo dele se engasgar mamando sem que eu percebesse e o medo maior, que era dele nunca mais dormir na própria cama.
Nos mudamos, eu montei a cama dele, até porque como ele sempre foi muito grande e esperto, as grades do berço representavam mais perigo que proteção. Só que a grade de proteção da cama, demorou uns três meses pra chegar e enquanto isso, continuava a divisão da cama: metade do pai, metade do Pedro e mamãe esmagada entre os dois. Dores na coluna? Todas as possíveis! 
No início de fevereiro, a grade chegou! E, apesar de todas as dores, agora era a mamãe quem não queria que o Pedro dormisse na cama dele. "Meu filho vai ficar sozinho no quarto dele? E se ele cair da cama? E se cair de sono no chão?"... Os pensamentos eram daí pra bem pior. A verdade é que eu já estava mais apegada que ele. Adiei por umas três semanas e até decidir que não dava mais pra continuar naquela situação. Conversei com ele, expliquei que ele dormiria em seu quartinho e que se precisasse de alguma coisa mamãe estaria bem pertinho, troquei as colchas de cama com a ajuda dele, coloquei os bichinhos que ele gosta mais. Chegou a hora de dormir... Ele ainda dorme no peito e/ou na rede. Dormiu e eu o coloquei na cama. Ele só acordou por volta de 5h. Acordou chorando e eu acabei o trazendo pra cama, a primeira semana foi inteira assim. Depois, ele passou a levantar sem chorar quase sempre no mesmo horário e ir pra nossa cama (quando percebia, ele já estava puxando o peito). Nessa última semana, teve um dia que ele fez diferente. Acordou, deitou na nossa cama, eu dei o peito, mas ele estava inquieto. Eu levantei, bebi água e ele me pediu também. Bebeu água e foi e me levou até a sua cama. Eu deitei com ele, fiz carinho e ele dormiu até as oito. Vocês não imaginam a minha felicidade! Felcidade que amentou nas últimas duas noites: o Pedro simplesmente não acordou de madrugada. Tenho percebido também que quase não faz xixi dormindo. 
Es
Foto tirada hoje por volta de 8:30 por uma mamãe emocionada
 pero encorajar mamães que, como eu tive, tem medo de deixar seus filhos dormindo em suas caminhas ou berços pelos motivos que eu citei ou por muitos outros. Hoje, eu não torço o nariz pra quem dorme com seus filhos e até acho que me permitirei isso quando achar necessário, não dá pra deixar um bebê dodói ou numa noite de frio dormindo sozinho, né?

Beijos ;**

2 comentários:

  1. To nessa fase agora,mas Arthur acordava no meio da noite e queria dormir na minha cama!ai ele dormia e botava ele de volta, deu certo nas primeiras semanas e até que ele fica quietinho agora!
    Beijos Pri!

    ResponderExcluir
  2. Aqui, foi só eu elogiar, que ele voltou a acordar e ir pra minha cama. Mas desencanei! Até gosto! Pelo menos o primeiro sono é na cama dele. Beijos

    ResponderExcluir