segunda-feira, 1 de abril de 2013

Casa organizada sem empregada

 Como alguns aqui sabem nós moramos com a sogra até outro dia. Nos mudamos pro nosso apartamento há exatos 4 meses. Nooossa, JÁ? Antes disso tivemos uma experiência de aluguel por 3 meses. Desde então, eu sou a responsável por quase todos os afazeres domésticos. O Clecius ajuda, mas só ajuda. Eu meio que optei, meio que não pude ter alguém em casa. Até minha experiência com diarista foi péssima e cada vez mais acho que é melhor eu fazer minhas coisas sozinha, porque só assim fica como eu quero e gosto. Tem pessoas que perguntam como eu dou conta. Gente, eu não dou conta. Eu apenas tento.
O fato é que fazer tudo sozinha quando se tem criança em casa não é tão simples assim. Há exatamente duas semanas, a casa estava de pernas pro ar DE VERDADE. E não bastava  contratar a diarista pra arrumar, porque elas só fazem o superficial. Foi quando eu percebi que faltava alguma coisa pra eu conseguir me organizar. Tudo o que eu faço com organização costuma ter uma lista pra auxiliar. E se eu fizesse uma lista pra organizar toda a casa? Já li algo parecido e costumo ler dicas daquelas de revista e muitas funcionam. Organizar cada compartimento da casa, por exemplo, foi a principal pra mim. Quando tudo está fora do lugar é preciso determinar por onde começar e ir fazendo cada dia um pouquinho. Tentar fazer tudo de uma vez só, vai apenas piorar a situação.
Então, esquematizei a semana inteira, de modo que até a sexta eu conseguisse organizar todos os armários, passar todas as muitas roupas que estavam acumuladas há semanas e fazer as atividades de todos os dias(cuidar do Pedro, fazer almoço, ter um tempinho pra mim). Semana passada, foi a vez de fazer a limpeza pesada de toda a casa, uma parte por vez. Essa semana é praticamente só manutenção.
Quando você determina as atividades que tem pro dia, fica mais fácil se empenhar em fazê-las. Antes, eu ficava uma barata tonta e nada dava certo. Agora, a casa fica organizada e limpa quase sempre e ainda sobra um tempinha pra eu, por exemplo, postar no blog hahaha.
 Meu esqueminha desta semana feito à mão mesmo, porque asim eu posso adicionar mais atividades quando quiser e vou riscando o que já foi feito. Para as apaixonadas por tecnologia, acho que dá pra usar o tablet ou até o celular, deve até ter aplicativo pra isso. Eu prefiro papel e geladeira mesmo haha.

 Acredito também que certas dicas são sempre válidas:

- Usou o que quer que seja, devolva pro lugar;
- Recolha os brinquedos todos os dias; 
- Arrume a cama ao acordar;
- Sujou, lavou/limpou antes que acumule; 
- Roupas sujas sempre no cesto;
- Toalhas molhadas nunca na cama;
- Limpe os sapatos usados e guarde-os;

E o mais importante: estimule todos em casa a cumprirem as regras ou nada disso funcionará.  

Beijos!



2 comentários:

  1. Uau Renata! Super curti a ideia do teu blog. Parabéns! É útil não só pros pais, mas pra quem vive o complexo e interminável ofício de ser "dono de casa" (entre aspas, pq nem dono da casa eu sou...kkkkkkkkkkk).

    Espero que vc continue escrevendo. E qualquer dia desses quero te ligar pra matar a saudade. Um grande abraço!

    Esaú Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta pra ir aprendendo pra quando casar e for papai! hahaha

      Excluir