sábado, 11 de maio de 2013

A vida me fez MÃE

Foi de repente, foi sem esperar, foi sem programar. Sem planejamento algum, numa bela noite de novembro estávamos nós na frente daquele hospital, com um resuldo positivo nas mãos e um belo desespero nas cabecinhas. A única certeza que tínhamos era que a vida mudaria muito a partir daquele dia. Honestamente, eu não podia imaginar o quanto nem muito menos como mudaria. Fomos vivendo. Um dia de cada vez. Com aquela ansiedade enooorme que cerca pais de primeira de primeira viagem.

Aos poucos a ficha foi caindo, mas para que ela caísse de verdade, era preciso um simples som. Um som que ouvimos até hoje e que ainda ouviremos por alguns anos: aquele choro cheio de emoção, um choro contagiante, um choro que pra mim significou alívio, felicidade, plenitude. Depois de meses esperando aquele dia, aquela hora, aquele instantinho que ninguém no mundo vai ser capaz de entender se não viver. É DIVINO. Só pode. Meu Deus, quanta emoção junta num espaço de tempo tão curto. É inexplicável!
E o que é amamentar? Para mim, foi e ainda é felicidade, amor, satisfação, tudo isso e um pouco mais...
 
Os dias foram passando e na vida real toda aquela emoção se mistura a todas aquela dificuldade que só quem é mãe de verdade conhece. E inacreditavelmente sabe o que aconteceu? Aquele vínculo que foi se construindo lá na barriguinha e que parecia ser o mais forte possível quando o filhotinho chorou pela primeira vez se fortaleceu de tal forma que a vida sem ele a vida não seria mais possível.  E como uma filho muda a relação da gente com a nossa mãe... É como se esse vínculo que muitas vezes vai se quebrando ao longo dos anos, se reestabelecesse a cada sorriso daquela nova vida.

É um amor diferente de tudo o que eu já senti antes. O pequenino foi crescendo, crescendo. Aprendendo. Ele ganhou independência, saiu do colo. Foi tão rápido e ele ele já estava ali engatinhando a casa inteira, como se já nem precisasse de mim.  Mas que bom que ainda precisava. Acho que nós aos mesmo tempo que queremos a independência deles desde cedo, queremos também a dependência. Talvez o vínculo, não sei ao certo. Não demorou muito e ele já levantava sozinho, já comia outras coisas que não fosse o peito da mamãe, já dizia mamãe! Esse foi outro dia de emoção pura! Passa mais o tempo, e lá está ele, correndo, livre. Caindo e levantando... Aaah, meu filho! Eu não conseguiria explicar com palavras o que sinto. 

Em meio a tudo isso, tem também as cobranças, os medos,as incertezas, a vontade de partir para as colinas... É. Porque nem só de amor e felicidade vive uma mãe. Em muitos momentos, eu quis sumir, quis desistir de tudo, e sim ir pra bem longe. Ser mãe não é fácil. Ser SÓ mãe, como insistem em dizer por aí é ainda mais difícil.

 Hoje, passados quase dois anos de abdicação total de todas as outras coisas da vida, se eu for colocar na balança tudo o que contruí com o meu filho e tudo o que eu poderia ter construído se não tivesse ficado 24h por dia junto dele nesses quase dois anos, vejo que valeu à pena. Valeu à pena ter visto cada novidade que ele fez, ter participado de cada momento, ter ensinado cada palavra, ter acompanhado do primeiro sorriso ao primeiro passo de pertinho. É claro que eu entendo e respeito quem não fez ou não pôde fazer a escolha que eu fiz, e é claro que eu acredito que quantidade não é tudo, mas não posso negar que foi maravilhoso participar de todos os momentos e de aproveitar cada um deles. 

Não sou muito de levar as datas tão a sério, mas já que inventaram uma data só pra nós mamães. PARABÉNS,  minhas mamães! Parabéns, pra vocês que como eu passaram essa semana chorando com o carinho dos publicitários que fazem trabalhos belíssimos nesta época do ano, pra vocês que lembraram ainda mais e choraram lembrando de cada momento inesquecível desde aquele dia do resultado positivo, pra vocês que se trancam no banheiro e contam até 10 pra não brigar com seus pequenos, pra vocês que são amor e que dão amor a todo instante não só pros seus filhos, mas pra todos que as cercam. Porque depois a gente tem um filho, a gente vira mãe. A vida quem faz isso, não precisa de esforço, não precisa de faculdade, a gente se torna. 

Um feliz dia das mães a todas as mamães felizes!







Nenhum comentário:

Postar um comentário