segunda-feira, 20 de maio de 2013

Segunda Sem Carne


Há três semanas depois de algumas conversas, decidimos adotar aqui em casa o dia sem carne e já que a existe a Campanha Segunda Sem Carne, por que não a segunda? E por que não entrar nessa e melhorar um pouquinho que seja a nossa alimentação e, consequentemente, a saúde e a vida como um todo? 
Eu sempre desde pequena me preocupei com alimentação, é claro que quando se é criança e não se tem toda uma super estrutura de família que come bem, a preocupação fica só na cabeça. Mas quando deixamos de ser criança e passamos a ter uma casa, um família e principalmente um filho para alimentar, aí as coisas mudam, aprendemos a ser conscientes ou não para ver o filho saudável.

"A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne* para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras." Leia mais AQUI.

E lá fui eu vasculhar a internet em busca de receitinhas que me permitissem trocar a carne por outros tipos de proteínas. O feijão é o meu grande aliado na hora da cozinha, mas se ficar no arroz com feijão e só não tem que aguente, certo? Inovar é a lei quando se trata de alimentação saudável aqui em casa e está fucionando, não só no dia sem carne mas na semana inteira. Não basta fazer uma salada ou encher o prato de verduras de qualquer jeito e querer que a família ache aquilo o máximo. 
Primeiro, é preciso saber o que vocês está oferecendo, para que possa "defender" aquela refeição para a família. Sim, virei advogada dos meus próprios pratos. E claro, você precisa saber também o que não comer e por que não comer, para fazer o contrário. Segundo, é importante que a comida seja preparada com muito amor, afinal de contas, é o alimento seu e de quem você ama. E terceiro (para quem tem cirança em casa), só vai funcionar se VOCÊ der o exemplo.
 Voltando para o dia sem carne, hoje decidimos escolher mais um dia da semana para tirar a carne do prato. Olha o que um grão-de-bico é capaz de fazer! A ideia surgiu durante o almoço, falávamos sobre como nos sentimos bem sem comer carne, depois do almoço não ficamos com aquela sensação de peso, no dia seguinte sentimos uma disposição extra, deve ter explicação. Eu não a favor de cortar a carne completamente, especialmente quando se tem criança em casa, mas super apóio esse consumo em menor quantidade, afinal de contas, temos tantas opções entre os vegetais. Hoje, meu aliado principal foi o grão-de-bico. Fiz um "risoto" de grão de bico simples e delicioso e para acompanhar, um ovinho cozido, salada de alface americana com tomate, azeitona, ricota e croutons. 



Para o risoto:
- 2 xíc. de arroz branco lavado
- 1 xíc. de grão-de-bico já cozido, não muito mole
- 1 xícara de abóbora ralada
- Azeite, cebola, alho, sal, pimentão e coentro a gosto
-1 cenoura peq. em rodelas(fiz flores)
- 3 raminhos de brócolis
-6 vagens de ervilha fresca

Cozinhe no vapor(eu uso cuzcuzeira), a cenoura, o brócolis e a ervilha por quinze minutos.

Em uma panela, refogue a cebola no azeite, antes de dourar, acrescente o alho. Quando os dois estiverem dourados adione o pimentão picadinho, o arroz, a abóbora e o sal. Adicione água o quanto baste para ficar mais molinho ou mais soltinho de acordo com su preferência. Cozinhe semi-aberto, antes que seque totalmente adicone o grão-de-bico cozido, diminua o fogo e tampe completamente. Depois de pronto, adicione coentro picadinho e os vegetais cozidos no vapor.

Para a salada:
- Alface americana rasgada com as mãos
- 1/2 tomate picado
- Azeitonas
- Croutons ( cortei meio pão dormido em cubinhos e "temperei" com azeite, orégano, alecrim e alho, assei no forno até dourar)
- Ricota picada

Ficou delicinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário