terça-feira, 28 de maio de 2013

O quartinho montessori do Pedro

Há alguns meses fui visitar escolas, na intenção de colocar Pedro, mas acabei decidindo adiar para o próximo ano. O bom foi que descobri uma que usava o Método Montessori, sobre o qual já havia ouvido falar, mas não sabia exatamente como funcionava. Consite em educar a criança respeitando suas fases, sua individualidade, sua necessidade de se tornar independente, em estimular o aprendizado livre, a prática de atividades cotidianas de maneira agradável. Aquela foi a que mais gostei, e a única em que deixaria o meu filho sem medo algum,( mentira!) com um pouco menos de medo que nas outras. Comecei a ler e pesquisar sobre o método e simplesmente fiquei encantada! Era o que faltava para a educação do meu pequeno. Para mais informações leia AQUI.

Como o Pedro só deve ir pra escola no próximo ano e o método pode ser aplicado em casa, comecei a densenvolver algumas atividades em casa, como disponibilizar panelas , colheres e até determiados alimentos(como verduras e frutas) para que ele brincasse de cozinhar enquanto eu fazia o almoço; permitir que ele escolha suas roupas, sempre dando opções; atividades de pintura, madelagem com massa; leitura; caixas sensoriais; atividades com letras e numerais; coisas desses tipo.

Até que resolvi que era hora de começar a adaptar a casa de acordo com o método para o Pedro. O ideal é começar pelo quarto. Desde que nos mudamos, há 6 meses, o berço dele foi tranformado em caminha, e ele já dormia sozinho há uns 3 meses, inclusive já falei sobre isso AQUI. Mas era pouco, já com as informações necessárias, passei a buscar ideias de tranformar o quartinho dele, sem gastar muito. A primeira mudança foi só com o que eu já tinha em casa, ficou assim:

Usei uma das grades do berço que estavam sem uso como revisteiro, encaixando entre o chão e a prateleira mais baixa. Transformei o gavetão da cômoda em nicho, para organizar melhor os brinquedos e no espaço que ficou vago na cômoda organizei outros brinquedos. Montei o tapete de letrinhas que estava guardado há tempos. Ainda pretendo encontrar uma caixa organizadora que se encaixe perfeitamente ali, mas não achei. A cama baixa, com grande de proteção, de onde ele desce com facilidade.



Faltavam ainda alguns detalhes do quarto montessoriano, como espelho, fotos da família, ganchinhos para que os objetos de uso pessoal ficassem ao alcance dele. Gastando pouquíssimo, fiz um mural com fotos dos parentes mais próximos com E.V.A. (sou super chata com relação a usar E.V.A., T.N.T e coisas desse tipo, sempre acho que fica feio; mas foi a opção que encontrei, gastei 5 reais para comprar duas folhas e cola de E.V.A., já tinha cola branca em casa e as fotos impressas, então foi só organizar as fotos, colocar com pouca cola para E.V.A e passar duas mãos de cola branca diluída em água - usei uma medida de água para uma medida de cola -, para prender na parede usei aquela fita dupla face 3m, que custou 8 reais e não usei toda). "Inventei" ainda dois porta-retratos. O primeiro, que está em cima da cômoda, era o quadro da porta da maternidade, que retirei os apliques, pintei de um verde mais escuro, coloquei uma foto nossa e um aplique de flores em feltro que era do móbile. O segundo, em cima do nicho, é o baú que foi lembrancinha do aniversário de uma ano dele, colei uma foto nossa na tampa e ele ainda serve de porta lápis.

 
Ainda não comprei um espelho, porque não encontrei nenhum que sentisse que é seguro, mas encontrei esse carrinho espelhado numa loja de departamento por 7 reais, que o Pedro adorou! Aqui dá pra ver melhor o baú porta-retrato.


Ganchinhos também comprados na loja de departamento, por 7 ou 8 reais e colocado por mim mesma na lateral do armário dele, pra não precisar chamar o marceneiro, rs. E a sandália de casa fica no cantinho embaixo.



Agora, de importante falta a mesinha de atividades que deve ser comprada mês que vem.
  
Já adaptei também a cozinha: vidros, porcelanas e objetos perfuro-cortantes ficam nas prateleiras e gavetas altas. Hoje, ele tem acesso aos potes, bacias, colheres plásticas. Reservei uma parte do armário só para as coisinhas dele, copos, pratinhos, colheres; mas ele acaba misturando com as da casa. E quando eu estou cozinhando ou lavando louças, ele sempre puxa uma cadeira para participar.

O fato é que desde que comecei a desenvolver as atividades montessorianas e a adaptação do quarto, o desenvolvimento dele acelerou e muito!E ele que seja foi independente, está dia mais.

Gostaram?

Beijos


4 comentários:

  1. Renata! Adorei o quartinho! Já tinha visto no grupo Montessori para Mamães e gostei muito da sugestão do revisteiro. Este fim de semana quero dar uma mexida no quarto do Vítor e acho que vou seguir a sugestão de fazer um mural com fotos da família!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostou? Santa internet! Eu vi muitas ideias, mas tudo precisava de gancho, pregos, furadeira, MARIDO rs. Resolvi começar, coloquei de um jeito, depois de outro, tentei, tentei e consegui. O mural é ótimo pra estreitar os laços afetivos. Ele às vezes senta na cama e fica um tempão dizendo quem são as pessoas, abraça ele mesmo, como se quisesse abracá-los e manda beijo.
    Depois conta como ficou o mural!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O quartinho tá muito lindo!Adorei tudo!
    Beijos Pri

    ResponderExcluir